quinta-feira, 3 de junho de 2010

O ser humano - uma engenharia divina

Não sabeis vós que sois templos e morada do Espírito Santo e que o espírito de Deus habita em vós?

Os tentáculos sagrados oriundos de uma inspiração proveniente do soberano e magnífico Deus, descrito pelo escritor Moisés, apresentam nos seus primeiros anais que, Deus criou a obra mais aconchegante e como um toque final no mais fino e puro detalhe de uma criação exaustiva, criou o homem ( o ser humano), composto de três particularidades ao que a teologia chama de “tricotomo” corpo, alma e espírito permitindo que cada um trilhe canais, caminhos sem perder a harmonia em compor a coroa da criação. Entre as três partes percebe-se de vista a mais visível, á exposta, que é o corpo formado por uma substancia simples o pó da terra. Feito á imagem de Deus, o corpo humano é considerado um território sagrado, pois é neste território( corpo) que Deus habita isso nos faz entender que o corpo não é apenas formado por órgãos, vísceras, fluidos e funções, o corpo possui uma estrutura que vão além da matéria, isto é, a realidade essencial da pessoa. Em suma, o ser humano, ser moral encontra-se em si mesmo alguma coisa do fundamento do seu ser, mais também encontra uma parte dele em Deus. Nós não somos apenas seres criados: o pedregulho e o lagarto também o são. Nós não somos mais apenas homens e mulheres, isso para nós já seria bastante elevado, mas! Nós somos nascidos filhos e filhas de Deus!... “ porém deu o poder de se tornarem filhos de Deus, a todos aqueles que o temem” ( Jo. 1.12).

Vejamos que prova de amor para com o ser humano além de sermos feitos sua imagem semelhança deu-nos o poder de tornamos seus filhos. Ser criador é construir, para si e para outros, um tempo e um espaço onde se possa viver aquilo que se é e aí se construir. O mundo da criação é o lugar do ser humano, e somente a felicidade tem a envergadura dessa consciência. É claro que não abandonamos a razão, mas não nos esqueçamos do pensamento de Dostoievksi, de que “a razão não chegará nunca a conhecer mais do que uma vigésima parte do ser”, enquanto a parte essencial do ser é constituída pelo desejo, e que o querer é a manifestação de Deus em nossas vidas. Deus e o ser humano são rima um do outro num único poema. De repente viver torna-se muito empolgante. Aliás a bíblia não se engana sobre isso e soube destacar essas particularidades, “ ... de um modo terrível eu fui formado, maravilhosas são as tuas obras e a minha alma sabe muito bem.” ( Sl. 139.14) E ainda, “ Eu te celebro de todo o meu coração [...] a ti cantarei louvores [...] e celebro o teu nome. Porque engradecestes a tua palavra acima de todo o nome ( Sl 138 1-2). Como se, ao nos criar, Deus tivesse superado a si mesmo ( Ele “ superou o seu nome”).

Portanto, devemos entender que cada um é uma exceção para Deus. Cada um de nós tem aqui todos os direitos. Ele não faz acepção de pessoas, cada um é conivente com um grande segredo e o grande plano de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário